05/28/14 - Caraguá Beach
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Rodovia AQUI NÃO!


Mas há quem critique as consequências trazidas pela RNTC. A vereadora de Oposição em Caraguatatuba, Cilmara Oliveira dos Santos (PR), considera a futura rodovia como “o pior acontecimento para Caraguatatuba, tendo em vista a fragilidade econômica na qual nos encontramos. Essa obra ‘mexe’ com a vida de 600 famílias, que foram ou serão retiradas de seu convívio em comunidade, onde há grande concentração de pessoas com baixa renda”. Cilmara acredita que “em breve haverá moradores em "barracas" a beira rios e com um carro na sua porta. Segundo a vereadora, não há uma convicção de melhoria de vida local das pessoas de baixa ou escassa renda. Essa implantação da Nova Tamoios é desnecessária tanto no sentindo sul quanto ao norte. E pior: o seu traçado contará com três pedágios com valores em média de R$ 20,00, ida e volta, até São José dos Campos, referindo-se ao trecho que liga o Litoral ao Vale do Paraíba.
Cilmara diz ainda que o traçado irá encurtar em apenas sete minutos o trajeto de Caraguá a São Sebastião.”Perderemos com o turismo para nossa cidade, mesmo com os contornos, pois ainda será mais viável ir para Guarujá do que Caraguá”, concluiu.

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Uma rodovia e um Porto


A discussão entre a relação Porto de São Sebastião e Rodovia Nova Tamoios Contornos é bem estreita. Da mesma maneira que a ideia do projeto surgiu há muitas décadas atrás, o mesmo aconteceu com a Rodovia. Empresários e governo estudam as duas obras como alternativas para o desenvolvimento do Litoral Norte. 
O vereador Reinaldinho justifica a ampliação do Porto como “um dos principais motivos para a construção da Rodovia”. Segundo ele, o Porto é a ampla porta de entrada e saída para as grandes empresas do Vale do Paraíba e com o acesso fácil, essas companhias poderão exportar mais produtos para o exterior. “Hoje, 36% dos caminhões que trafegam na SP - 055 estão relacionados direta ou indiretamente ao Porto, e não há como falar em Porto, sem falar na Rodovia Nova Tamoios Contornos”, concluiu.
Para a arquiteta Mariane Bustamante, rodovia dos Contornos vai além do favorecimento ao Porto. Ela prevê a instalação de futuros comércios, como postos de gasolinas para atender à demanda de carros que irão trafegar no local. “Eu acredito, no entanto, que o comércio de Caraguá não será tão atingido, pois quem quiser comprar alguma coisa na Cidade irá usar esses acessos para adentrar na região comercial. Além disso, toda a área da Fazenda Serramar, por onde a rodovia irá passar, hoje, não está urbanizada, mas é definida pelo Projeto Executivo de Caraguatatuba como uma área de expansão urbana, e deverá ser usada para futuras implantações de comércio, mercado, escolas, e até mesmo condomínios residenciais”, acrescentou.

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As consequências de um macro investimento


O governador do Estado de São Paulo, GeraldoAlckmin, classificou a duplicação da Tamoios como a principal obra a serrealizada em sua gestão, por ser estratégica sob o ponto de vista do desenvolvimento de São Paulo, atraindo novas empresas para as indústrias do pré-sal, do turismo, do Vale do Paraíba e do Estado.
“Aquele sonho que Caraguá sempre teve, que era ser uma cidade desenvolvida, será impulsionado mais ainda com essa rodovia. Os Contornos serão um catalizador de empreendimentos para o litoral”, destacou o engenheiro civil, Porfírio Guilherme de Freitas Jr.
O secretário municipal de Trânsito de Caraguatatuba, João Batista Amandes, acredita que a rodovia não irá aumentar o tráfego de automóveis para o Litoral Norte. “Nós temos dados junto à Policia Rodoviária do Estado de São Paulo que revelam não ter ocorrido aumento no fluxo de veículos no trecho do Planalto da Tamoios depois de sua duplicação; então, eu acredito que isso também se dará nos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião”. 
Com a construção da RNTC, a Rodovia Manoel Hyppólito Rego - SP 055 (que liga São Sebastião à Caraguatatuba) se tornará, então, uma via urbana exclusiva.
De acordo com o vereador de São Sebastião, Reinaldo Alves Moreira (PSDB), conhecido como Reinaldinho, “é uma forma de melhorar a SP 055, que é uma rodovia federal. Para colocarmos um simples radar na Rio-Santos, por exemplo, temos que pedir e apresentar um projeto para o DER, e isso leva muito tempo. Se há uma outra rodovia estadual a SP 055 será municipalizada, e teremos autonomia para fazer o que é necessário para melhorá-la”, prevê.
Mais do que viabilizar o trânsito entre as cidades do Litoral Norte, a RNTC possibilitará a vinda de vários empreendimentos para a região. Segundo presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio dos Reis Lima Carvalho, por esse motivo, será necessário que o poder público veja essas cidades com mais atenção, melhorando a educação, saúde, segurança e as cidades de uma forma geral. Ele diz ainda que, “falar que o turismo é a única atividade econômica do Litoral Norte é muita prepotência”. Carvalho acredita que o investimento na região deve ser explorado em todos os âmbitos.
Com os Contornos e a ampliação do Porto, a previsão é a de que novos mercados de trabalho surgirão em São Sebastião e Caraguatatuba, o que exigirá qualificação profissional da população. O gerente de Meio Ambiente da Companhia Docas, Adriano Truffi, alerta: “existe aquela visão meio passiva, que não há qualificação da mão de obra na região, mas não é bem assim que funciona. O cidadão deve, nesse caso, buscar qualificar-se desde já”.
Reunião com o presidente da Companhia Docas de São Sebastião

Preocupada com o cenário que tomará conta da região com a conclusão da rodovia, a Assessoria de Imprensa de Caraguatatuba informa que o plano de governo da Prefeitura de Caraguá prevê investimentos em infraestrutura em todas as áreas sociais. Na educação, com novos complexos educacionais em tempo integral; na Saúde, com a construção de novos prédios para atendimento da população.
Quanto a qualificação da mão de obra, com a vinda de novos empreendimentos da iniciativa privada, o Governo Municipal pretende promover a profissionalização desses trabalhadores, com o apoio de cursos gratuitos nas ETECs na Região, no Instituto Federal (IF), no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e no Sebrae.

Wagner Bastos (estudante de Jornalismo), Adriano Truffi (gerente de Meio Ambiente na Docas), Reunaldinho (vereador de São Sebastião), Casemiro Carvalho (presidente da Docas), Rafaela Menezes (estudante de Jornalismo) e Alexander Cesar (blogueiro do Caraguá Beach)


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Rodovia Nova Tamoios Contornos: O projeto bilionário que irá mudar o futuro do Litoral Norte



O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo (DER), decidiu mudar a história do Litoral Norte. Abraçou o antigo sonho dos moradores da região e anunciou no final do ano passado o início das obras da Rodovia Nova Tamoios Contornos (RNTC), ambicioso projeto irá custar quase R$ 2 bilhões.

A obra constitui-se numa alternativa de tráfego entre as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, facilitando a vida dos motoristas que buscam o Litoral Norte a passeio ou a trabalho.

Serão aproximadamente 34,5 km de rodovia com velocidade permitida de no máximo 80 km/h. O padrão rodoviário a ser implantado inclui uma faixa simples nos dois sentidos, juntamente com uma faixa de auxílio também nos dois lados. Para evitar que a rodovia se torne semelhante a uma via urbana, serão acrescentados acessos viários controlados.

Em todo o percurso, apenas duas saídas permitirão aos motoristas acesso às cidades. A primeira, será um retorno na altura do Serramar Parque Shopping, facilitando as visitas ao local e permitindo a entrada dos veículos em Caraguatatuba. Outro acesso será próximo ao Bairro da Enseada, já em São Sebastião, possibilitando a continuidade do trajeto na Rodovia Rio-Santos sentido Porto daquela cidade.

No sentido oposto, uma extensão dessa rodovia será implantada junto ao início da Serra do Mar até a Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, desafogando o tráfego para Ubatuba.

Além de aliviar o tráfego doméstico, a proposta dos Contornos é viabilizar a circulação de veículos de cargas em direção ao Porto de São Sebastião e, ao mesmo tempo, facilitar o transporte para a área Unidade de tratamento de gás de Caraguatatuba (UTGCA).

A obra foi dividida em quatro lotes. O Lote 1, já iniciado, terá 6,2 km e ligará a Rodovia dos Tamoios à SP-055, na Praia Martim de Sá. Já o Lote 2, na divisa de Caraguatatuba e São Sebastião, terá extensão de 18,4 quilômetros de e ficará entre a Rodovia dos Tamoios e o Bairro do Jaraguá, no pé da serra de São Sebastião.


Os Lotes 3 e 4 somam 9,3 quilômetros e finalizam os Contornos, ligando a Costa Norte de São Sebastião até o Porto. Esses dois trechos estão em fase de licenciamento e têm previsão para início em dezembro deste ano.

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