05/17/14 - Caraguá Beach
.

O dia em que Caraguá invadiu o SBT

Galera da faculdade em peso no Selfie com o Danilo Gentili

Parece que a galera de Caraguá invadiu em peso o SBT em São Paulo. Não deu outra pra ninguém. Os alunos de Jornalismo do Centro Universitário Módulo fretaram um ônibus para garantir presença numa das maiores redes de televisão da América do sul. Sim, eu também estava no comboio!

Ao total foram 34 alunos, de primeiro, terceiro, sexto e sétimo semestres do curso que reservaram um dia pra ser mais que especial. Os universitários saíram do litoral às 9h rumo aos estúdios do patrão.

A primeira parte da visita foi um passeio técnico na emissora, onde os futuros jornalistas puderam conhecer além dos estúdios de gravação dos programas do SBT, a cidade cenográfica da novela Chiquititas, líder de audiência do canal. Lá os jovens adultos fizeram uma viagem ao passado e todo mundo virou criança – inclusive eu. A universitária do 2° ano do curso confirmou essa sensação, Bárbara Mello disse que “foi mágico e divertido. A primeira temporada eu assistia e adorava! Essa eu não assisto, mas é legal ver como tudo funciona, que tudo é de ‘mentira’. É interessante ver que eles conseguem nos passar a imagem de que é ‘tudo grande’, quando na verdade é minúsculo”, esclareceu.

Cidade cenográfica de Chiquititas


Parece que o cenário mágico deixou alguns estudantes desapontados. 

Confesso que dói um pouco saber que é tudo “planejado”, e não sei como estes programas conseguem nos “envolver” tanto!

A estudante de Jornalismo Elisa Santos contou que “foi como se eu tivesse voltado ao passado, como se toda aquela vontade de ser uma Chiquitita voltasse”, brincou.

A cidade é realmente mágica e o trabalho é grandioso. Na real, a gente sente como se estivéssemos numa cidade de verdade, mas meu sonho de criança foi destruído quando descobrimos que é tudo feito de madeira e plásticobuááá =(

Aqui são gravadas algumas cenas de Chiquititas





Orfanato Raio de Luz ao fundo
Nos sets de gravação – não havia nenhum apresentador no momento –, a gente conheceu um pouco de toda estrutura que é feita para pôr um programa no ar. O mais engraçado é que os estúdios são consideravelmente pequenos.
De brinde a gente ainda participou da gravação do programa The Noite com Danilo Gentili. Eu não sei exatamente quantos programas foram gravados, mas teve muitos quadros e convidados. Foi uma mistureba só! Acho que eles gravam vários blocos e depois editam conforme gostam.

Pra começar, o primeiro convidado foi o ceguinha da Praça é Nossa, Geraldo Magela. Nem preciso dizer que foi gargalhada pra todos os lados, né? O humorista é, além de simpático, um mestre das piadas! Lembro que o Gentili perguntou se ele conhecia fulano (não lembro o nome) e ele respondeu – Só de vista! HAHA

Em seguida tivemos a presença de Max Trombini, o escritor do livro “Aprendiz de Samurai” que por coincidência o blog Caraguá Beach está sorteando um exemplar! Esperei ele dizer do nosso blog lá, mas não rolou! Hahaha

O último convidado foi ninguém menos que Edgar Vivar, o eterno Senhor Barriga, do Chaves, transmitido pelo SBT nos últimos 30 anos.

Na ocasião, o Senhor Barriga veio divulgar o lançamento do seu jogo de videogame, “Chaves Kart”. No quadro, o ator assistiu junto com Gentili trechos da carreira do ator e os dois ainda disputaram uma partida do jogo para mostrar ao público. Detalhe que o próprio Vivar não sabe jogar NADA!

Mas não há como dizer que não foi emocionante ver de pertinho uma personalidade que por tantos anos estava dentro de nossas casas, nos fazendo rir.

Edgar Vivar jogando "Chaves Kart" com Danilo Gentili


Além destes famosos, todos os estudantes puderam tirar fotos com o elenco super engraçado do programa The Noite, Diguinho Coruja, Léo Lins, Murilo Couto, Ultraje a Rigor e a fofíssima Juliana Oliveira, que inclusive me deu um beijo em um dos quadros do programa! Haha

estudantes do Módulo com Juliana Oliveira, assistente de palco do programa


A futura jornalista Dayana Lima já colocou em prática o seu senso crítico como profissional e disse que “achei um bom elenco, mas algumas piadas são combinadas”. (Dizendo sobre o quadro onde pediram para um anão ficar dançando)

Universitários com Roger, integrante da banda Ultraje a Rigor


Diversão a parte, a experiência em conhecer uma emissora de TV é muito válida para estudantes de Jornalismo. O universitário do primeiro ano do curso, Conrado Balut contou que “nunca tinha visitado uma emissora. O programa eu curti bastante, principalmente por ter sido o Senhor Barriga. Valeu muito a pena!”. 

O professor Ricardo Hiar acompanhou os estudantes durante toda viagem, e garante: "esse tipo de visita permite aos alunos conhecer de perto um pouco do funcionamento de uma emissora de televisão, que é um dos campos que poderão atuar depois de formado. Além de entenderem a logística, a estrutura do canal e sua rotina de trabalho. Participar de um programa de entrevista também proporciona outros dois ganhos: entender como esse tipo de produto é formatado e podem aprender um pouco mais das técnicas utilizadas na condução de uma entrevista, algo que faz parte do dia a dia do jornalista", concluiu Hiar. 





Arquivado em:   , , ,