07/15/14 - Caraguá Beach
.

Universitários do curso de jornalismo do Módulo fazem visita técnica à rede Vanguarda e ao jornal O Vale



Alunos do primeiro semestre de jornalismo do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, realizaram na última terça-feira (21), em São José dos Campos, uma visita técnica à sede da rede Vanguarda e à redação do jornal O Vale, um dos principais jornais impressos da região. Acompanhados pelo professor Ricardo Hiar, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre a parte mais técnica e prática da profissão.

Na sede da rede Vanguarda, filial e retransmissora da Globo na região, os estudantes foram recebidos pelo produtor do Link Vanguarda Pedro Melo. Durante a visita a turma conheceu os setores responsáveis por toda a programação da emissora. Pedro Melo contou com detalhes sobre as funções realizadas pelos jornalistas e técnicos do local, assim como a aparelhagem de transmissão. Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento de cada setor.

Equipados com máquinas fotográficas disponibilizadas pela universidade foi possível aos alunos registrar vários momentos da visita. Os estudantes Alexander Cesar, Marina Lara e Camila Wolf colocaram em prática tudo o que aprenderam nas aulas de fotojornalismo. Depois de receberem informações sobre as partes administrativas, equipamentos de transmissão e editorias, os estudantes puderam conhecer o estúdio de gravação dos programas que são veiculados pela emissora e acompanhar ao vivo a transmissão do Link Vanguarda, apresentado por Carlos Abranches e Amanda Costa.

Em seguida os universitários foram conhecer a redação jornal O Vale, onde foram recebidos pelo editor chefe Hélcio Costa. Nessa visita, também muito importante para os universitários, eles puderam conhecer melhor as diretrizes do jornal. Costa falou aos estudantes sobre a história do jornal O Vale e o método de trabalho. Foi questionado ao editor sobre a maneira que o jornal impresso poderá sobreviver, já que o jornalismo online vem crescendo estonteantemente.


Segundo Hélcio Costa uma das apostas para o equilíbrio do jornal O Vale foi implementar um jornal hiperlocal, no caso, o projeto piloto do jornal Gazeta de Taubaté, que abrange apenas informações locais e criou mais proximidade com o leitor do município. O editor contou que as tecnologias devem vir para ajudar o jornalismo e exemplificou que quando surgiu o rádio e a televisão, o jornalismo impresso também se sentiu intimidado, mas conseguiu se manter.

Os alunos do primeiro semestre de jornalismo disseram ficar mais empolgados com o curso e que esta foi uma grande oportunidade para decidir se escolheram a profissão certa. Alguns já afirmaram que querem trabalhar na TV ou no jornal impresso, mesmo sabendo que a profissão do jornalista é vasta e possui inúmeros campos de trabalho.


Uma das alunas da turma, Iana Miranda, que é vendedora de uma loja de moveis na cidade e mãe de uma menina de seis anos, disse que já pensou em desistir do curso por conta da dura carga horária de trabalho e os deveres com a casa e a família, mas que após esta experiência vai se esforçar mais aos estudos e procurar concluir o curso com êxito.



Arquivado em:   , , , ,