11/14/14 - Caraguá Beach
.

Barra Velha ganhará terminal intermodal na reurbanização da entrada da cidade

Clube de Malha de Ilhabela, na Barra Velha, dará lugar ao novo terminal intermodal da cidade

 Com a continuidade da obra da 6ª fase de reurbanização da entrada da cidade, a Prefeitura de Ilhabela iniciou a retirada do antigo prédio da Associação Clube de Malha, localizado no novo bolsão de embarque da travessia, na Avenida Tiradentes, na Barra Velha. A área dará lugar ao novo terminal intermodal do município. A moderna instalação que será construída prevê a estação de ônibus e táxis, integrados com a chegada da balsa e as paradas do futuro serviço de transporte marítimo entre as praias.

A obra da nova quadra de malha também já começou e fica próxima à delegacia, na Barra Velha. Funcionários trabalham na conclusão da demolição do antigo prédio, na Avenida Tiradentes.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta a importância da área para o município. “Com esta obra de reurbanização, hoje o acesso à balsa tem um moderno bolsão de embarque. A entrada da cidade ficará mais bonita e segura e, em breve, teremos aqui uma estação intermodal para atender moradores e turistas com serviços de ônibus, táxis, balsas e lanchas”, destacou Colucci.

O presidente da Associação do Clube de Malha “Amigos da Barra”, Lauro Leandro, comentou sobre as intervenções realizadas pela Prefeitura. Para ele, o clube terá que se acostumar com a nova sede e contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Espero que os nossos associados e visitantes se acostumem com a nova sede. Realizamos uma negociação amigável com a Prefeitura. Sabemos da importância do desenvolvimento do município”, disse Leandro.

O Clube de Malha de Ilhabela foi fundado em 27 de fevereiro de 1990 e tem aproximadamente 50 associados.


Nova entrada

A Prefeitura de Ilhabela também trabalha na construção da nova praça que  substituiu a antiga rotatória da Barra Velha. Ao sair da balsa, o acesso já ficou mais seguro para os motoristas que seguem para o sul da Ilha ou mesmo para a região da Vila.

A praça ganhará a mais nova escultura do artista plástico ilhabelense Gilmar Pinna. O artista é consagrado pela opinião pública e intitulado por lei como “Embaixador Cultural de Ilhabela”. Serão feitas “Velas” estilizadas e a escultura mostrará o mapa de Ilhabela. A obra ainda conta um espelho d’água de 20 metros de diâmetro e tem aproximadamente 12 metros de altura.

A obra da 6ª fase de reurbanização da entrada da cidade está em ritmo acelerado e mais de 80% das intervenções previstas já foram realizadas.

Destaque também para a iluminação na 6ª fase da obra de reurbanização da entrada de Ilhabela. Luminárias foram instaladas em todo o trecho da Avenida Tiradentes, no bolsão de embarque da travessia, com fiação subterrânea. Ao todo, foram instalados 11 postes com quatro luminárias. A Rua Caminho do Perequê, principal via de acesso ao bolsão também está iluminada com lâmpadas de led. A Avenida Tiradentes e a Avenida Princesa Isabel, na saída da balsa, já contam com o sistema de fiação subterrânea.


A obra de construção do novo sistema de drenagem, que vai desde a região do Hospital Municipal Mário Covas, passando pelo trecho da Avenida Princesa Isabel até a chegada na orla da Barra Velha, próximo à balsa, também continua.  O novo sistema de drenagem está sendo construído com aduelas concreto, que facilitará o escoamento da água e também a limpeza. A medida deve sanar os problemas de alagamento na região em dias de fortes chuvas. 

A 6ª fase de reurbanização da entrada da cidade tem previsão de término para dezembro deste ano e o investimento é de R$ 7,8 milhões. 

Fonte: Imprensa Livre Fotos:Cláudio Rodrigues/PMI

Arquivado em:   , , , ,