05/29/14 - Caraguá Beach
.

Retrospectiva fora de época

Estes foram os livros que eu li em 2013. Encontrei algumas parágrafos neles que me ajudaram a explicar como meu ano funcionou.


“Há ocasiões em que optamos por acreditar em algo que normalmente seria considerado absolutamente irracional. Isso não significa que seja mesmo irracional, mas certamente não é racional” (A cabana)

O ano pra mim passou a base de muita fé, acreditei que tudo daria certo e de certa forma deu certo mesmo, pelo menos o que deveria ter dado. Foi difícil trabalhar, estudar e cuidar da casa – já que moro sozinho, mas consegui, ainda que a louça da minha casa passe mais tempo na pia que nas prateleiras.

“Garota boazinha que virou má... Tomada três. Ação. Não existem nuvens nas minhas tempestades... Pode chover, que eu hidroplano para a fama... Caindo junto com o Dow Jones...” (Morte Súbita – J.K Rowling)

Claro que tantas obrigações e responsabilidades deixam qualquer um esgotado. Lembro que no final do primeiro semestre eu estava até com uns “tiques” de nervosismo na testa. Por isso, esse ano eu bebi mais que devia, curti praticamente todos os sábados com amigos, viajei pra vários lugares, conheci muita gente e virei cliente de carteirinha do Mac Donald’s.

“Enquanto eles não se conscientizarem, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar” (1984, George Orwell)

Todo jovem, com vinte e tantos anos, de alguma maneira acredita ser capaz de abraçar o mundo. Somos dono da verdade e da razão, pelo menos assim o acreditamos. E foi nesse embalo que quis fazer trilhões de coisas neste ano de 2013. Fui voluntário em uma associação de bairro, dando aulas de espanhol; comecei um curso de web design, mas a escola fechou sem aviso prévio; fui trabalhar de guia turístico em Ilhabela; arrumei alguns treinos de vôlei e entrei na academia umas duas vezes. Aprendi que não tenho tempo pra tudo e devo escolher cuidadosamente as minhas atividades. Desta que citei, algumas eu concluí, outras não.

“Entrevista – A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevistado é permitir que o leitor conheça opiniões, ideias, pensamentos e observações de personagens da notícia ou de pessoas que tem algo relevante a dizer”  (Manual da Redação – Folha de S.Paulo)

Jornalismo. A melhor escolha. Eu poderia viver milhões de experiências, mas nenhuma delas chegaria perto da vontade que tenho em me tornar um bom jornalista. Tudo o que aprendi já faz parte da minha história e ninguém pode tirar de mim porque é conhecimento, que se tornou sonho.

“Sem liberdade o ser humano se deprime, se asfixia, perde o sentido existencial. Sem liberdade, ou ele se destrói ou destrói os outros. Por isso o sistema carcerário não funciona” (Nunca desista dos seus sonhos – Augusto Cury)

O mais importante disso tudo é, que de todas as coisas que passou nestes últimos meses, foi tudo escolha minha. Meu sentido de estar no caminho certo ou achar que a estrada é feita de minhas próprias decisões é o mais emocionante. Não podemos nos permitir que ninguém faça ou interfira nas nossas escolhas. O caminho da vida pode ser lindo se vivermos o que realmente está guardado para nós!



VÍDEO QUE MARCOU O ANO DE 2013



Arquivado em:   ,