Entre os 1.228.800 usuários analisados, 52% são mulheres
O Litoral Norte de São Paulo e o Vale do Paraíba podem
contar agora com mais uma importante ferramenta de marketing digital. Os alunos
de pós-graduação do curso de Marketing Digital e Negócios Interativos do
Instituto Latino Americano para Desenvolvimento da Educação e Cultura (ILADEC),
em São José dos Campos, elaboraram pela primeira vez no Litoral e no Vale, um
infográfico sobre o uso do Facebook nessas regiões.
O projeto contou com a participação de 15 alunos do curso e
a orientação do professor Fabiano Porto. “Sempre senti falta de algum estudo
mais dirigido à nossa região sobre o uso das mídias sociais. Sugeri este
infográfico”, contou o professor e também diretor da ILADEC. Porto é o
representante da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi) da região,
e realizou o infográfico com os estudantes no período de 8 a 15 de agosto. “O
levantamento de dados foi realizado no sistema de anúncios do Facebook. Uma
forma simples e confiável de extrair informações”, acrescentou.
Por meio do infográfico é possível saber, por exemplo, que
mais de 57% da população nestas regiões utilizam o Facebook e que a maioria
destes usuários se interessam por assuntos de entretenimento, seguido de
esportes e recreação ao ar livre. O infográfico mostra ainda que a faixa etária
destas pessoas está entre 18 a 35 anos, atingindo 678 mil usuários.
O Facebook é hoje a rede social mais acessada no mundo,
alcançando mais de 1 bilhão de usuários. O estudante do curso e diretor de marketing
na Santos+Brancatti, Lucas Brancatti,
conta que este infográfico é de grande importância para a região, pois nele é
possível encontrar dados de como o público utiliza a rede social e qual é o comportamento
destas pessoas.
Essas informações podem ser utilizadas por empresas e
profissionais que investem no marketing digital, e também como comprovação do
crescimento e importância do Facebook em toda a região. Para Brancatti, “esses
dados servem como demonstrativo para nossos clientes de quão importante é o
investimento em mídias sociais”.
O Social Media Manager, nome dado para especialistas nas
áreas de mídias sociais, Paulo Piñero, explica que “este tipo de informação
facilita muito a apresentação a um cliente que queira ingressar sua empresa na
divulgação em mídias sociais”.
A diretora da empresa Maypress Eventos & Comunicação, em
Caraguatatuba, Mayara Peixoto, ressalta que a utilização das mídias sociais no
Litoral ainda deve ser mais explorada. “As empresas não investem de verdade em
comunicação digital, elas criam um perfil para a empresa e publicam promoções,
só isso”. Mayara explica ainda que as redes sociais proporcionam um vinculo
maior entre o cliente e a empresa, e não apenas para divulgações de folders. “As
empresas não estão acostumadas a investir na imagem, no institucional, apenas
em publicidade e, mesmo quando falamos em publicidade online, muitos
empresários ainda tem receio porque existe uma falsa ideia de que comunicação
na internet é de graça. Na verdade, está longe de ser. É preciso investir em
propaganda, conteúdo e profissionais especializados para gerar bons resultados”,
concluiu a diretora.
Minha matéria saiu também no Jornal Imprensa Livre (28/08/14)
Minha matéria saiu também no Jornal Imprensa Livre (28/08/14)