08/26/14 - Caraguá Beach
.

Primeiro infográfico do Litoral e do Vale mostra o uso do Facebook nas regiões


Entre os 1.228.800 usuários analisados, 52% são mulheres





O Litoral Norte de São Paulo e o Vale do Paraíba podem contar agora com mais uma importante ferramenta de marketing digital. Os alunos de pós-graduação do curso de Marketing Digital e Negócios Interativos do Instituto Latino Americano para Desenvolvimento da Educação e Cultura (ILADEC), em São José dos Campos, elaboraram pela primeira vez no Litoral e no Vale, um infográfico sobre o uso do Facebook nessas regiões. 

O projeto contou com a participação de 15 alunos do curso e a orientação do professor Fabiano Porto. “Sempre senti falta de algum estudo mais dirigido à nossa região sobre o uso das mídias sociais. Sugeri este infográfico”, contou o professor e também diretor da ILADEC. Porto é o representante da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi) da região, e realizou o infográfico com os estudantes no período de 8 a 15 de agosto. “O levantamento de dados foi realizado no sistema de anúncios do Facebook. Uma forma simples e confiável de extrair informações”, acrescentou.

Por meio do infográfico é possível saber, por exemplo, que mais de 57% da população nestas regiões utilizam o Facebook e que a maioria destes usuários se interessam por assuntos de entretenimento, seguido de esportes e recreação ao ar livre. O infográfico mostra ainda que a faixa etária destas pessoas está entre 18 a 35 anos, atingindo 678 mil usuários.

O Facebook é hoje a rede social mais acessada no mundo, alcançando mais de 1 bilhão de usuários. O estudante do curso e diretor de marketing na Santos+Brancatti,  Lucas Brancatti, conta que este infográfico é de grande importância para a região, pois nele é possível encontrar dados de como o público utiliza a rede social e qual é o comportamento destas pessoas.

Essas informações podem ser utilizadas por empresas e profissionais que investem no marketing digital, e também como comprovação do crescimento e importância do Facebook em toda a região. Para Brancatti, “esses dados servem como demonstrativo para nossos clientes de quão importante é o investimento em mídias sociais”.

O Social Media Manager, nome dado para especialistas nas áreas de mídias sociais, Paulo Piñero, explica que “este tipo de informação facilita muito a apresentação a um cliente que queira ingressar sua empresa na divulgação em mídias sociais”.

A diretora da empresa Maypress Eventos & Comunicação, em Caraguatatuba, Mayara Peixoto, ressalta que a utilização das mídias sociais no Litoral ainda deve ser mais explorada. “As empresas não investem de verdade em comunicação digital, elas criam um perfil para a empresa e publicam promoções, só isso”. Mayara explica ainda que as redes sociais proporcionam um vinculo maior entre o cliente e a empresa, e não apenas para divulgações de folders. “As empresas não estão acostumadas a investir na imagem, no institucional, apenas em publicidade e, mesmo quando falamos em publicidade online, muitos empresários ainda tem receio porque existe uma falsa ideia de que comunicação na internet é de graça. Na verdade, está longe de ser. É preciso investir em propaganda, conteúdo e profissionais especializados para gerar bons resultados”, concluiu a diretora.

Minha matéria saiu também no Jornal Imprensa Livre (28/08/14) 




Arquivado em:   ,