03/07/15 - Caraguá Beach
.

Anabolizantes: mulheres com pelos, homens com mamas



O tabu entre os atletas e a sociedade que ainda desconhece muitos deste procedimento que alteram o metabolismo

Por Bárbara Mello

Os esteroides anabolizantes são usados desde 1930 para procedimentos médicos como estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Essas substâncias são, geralmente, derivadas do hormônio masculino, a testosterona. A polêmica surge quando as pessoas fazem o uso com outro objetivo: ter um corpo “perfeito”. E aí as consequências podem ser graves como o desenvolvimento de mamas nos homens e a produção de pelos no rosto e no corpo das mulheres.

Segundo o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), os anabolizantes não são considerados drogas, pois as substâncias não causam dependência física ou psíquica, ao contrario do que muitos pensam. Assim, a venda e o uso de anabolizantes não configurariam nem tráfico e nem uso de drogas, nos termos da legislação brasileira sobre drogas.

Na realidade, o grande problema com a lei é em relação à venda de produtos que são prejudiciais a saúde e que não tenha fim medicinal, podendo pegar detenção de um a três anos e multa (art.278 do Código Penal). Quando existe a falsificação de documento público ou particular, como a receita médica, para que haja a compra, com a pena de reclusão de um a seis anos e multa (arts.297 e 298 do Código Penal). E também é punido aquele que importar ou exportar mercadoria proibida, sendo a pena de reclusão de um a quatro anos.

Muita gente recorre à substância porque, por mais que o treino seja pesado e a alimentação correta, chega um momento em que os resultados param de aparecer. Então, na maioria das vezes, as pessoas optam pelo uso dos esteroides como Durateston, Oxandrolona, Hemogenin, Androgenon -  substância de uso veterinário -, entre outros.

O anabolizante pode ser ingerido de maneira oral, que é mais agressivo para o fígado, ou injetável. É feito por ciclos que duram, em média, 2 meses, dependendo da pessoa e o número de repetições por ano também varia de pessoa por pessoa.

"Câncer de fígado e de próstata, aumento do colesterol, problema nos rins, acnes e alterações de humor são alguns dos diversos problemas que podem ser causados devido ao uso indevido de anabolizantes", conta o clinico geral João Ricardo Marcondes Freitas.  Freitas explica que, especialmente em mulheres, há um crescimento absurdo de pelos na face e no corpo, engrossamento na voz, aumento do clitóris, irregularidades menstruais. Já no caso dos homens, pode acontecer o desenvolvimento de mamas, encolhimento dos testículos, calvície, impotência, entre outros.

O médico diz que a Terapia Pós Ciclo (TPC), período de regularização dos hormônios após o fim de um ciclo, traz a falsa ideia de proteção dos efeitos colaterais. "É impossível ter os efeitos estéticos, sem ter os riscos manifestados, eles vão aparecer com maior ou menor grau, com certeza. Sempre é um ato irresponsável, ainda que tenha um acompanhamento médico”, afirma.

Alguns desses anabolizantes podem ser encontrados em farmácias e outros não. O custo deles varia, em média, entre R$150,00 a R$600,00 cada um.

O estudante do 8º semestre de Educação Física, Caio Campos, 25 anos, é contra o uso de esteroides anabolizantes devido aos efeitos colaterais e por acreditar que “a pressa é inimiga da perfeição”.  Para ele, o que vem fácil, vai fácil, já que na maioria das vezes os ganhos se perdem com a interrupção do uso, pois muito do músculo conquistado é na verdade uma retenção liquida.

“Para obter músculo sadio é necessário anos de treinamento com acompanhamento de um profissional, assegurando que o treino será equilibrado, seguro e que atenderá suas necessidades. Para potencializar os ganhos, é preciso uma dieta balanceada de alimentos e suplementos, pensando sempre no ganho de massa magra, prescrita por um nutricionista ligado a área esportiva.”, sugere ele.


Mas há também aqueles que são a favor do uso, como Ivie Steffen, 37 anos, formada em Educação Física. Consciente dos malefícios que isso pode trazer, ela conta que faz o uso há mais ou menos oito anos, e que não se arrepende. Diz também que chegou ao seu objetivo, mas que conseguiu com esforço e não apenas com anabolizantes. "Não adianta se entupir de anabolizante e comer errado. A dieta é 70% do resultado”. Além, é claro, de fazer as suplementações necessárias e treinar pesado todos os dias.  Ivie acredita que é possível fazer o uso de uma maneira responsável se houver um acompanhamento médico e fazer exames.

Arquivado em:   , , , ,

Litoral Norte de São Paulo organiza protestos para impeachment de Dilma no próximo dia 15



A onda de protestos que chacoalhou o Brasil em 2013 parece estar de volta. 

Desta vez, o objetivo principal é exigir o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mencionada recentemente no pedido de abertura de inquérito para investigar a senadora Gleisi Hoffmann, supostamente envolvida na Operação Lava-Jato.

Movimentos estão sendo criados em todo o Brasil para irem às ruas no próximo dia 15 deste mês. No Litoral Norte de São Paulo não poderia ser diferente. As quatro cidades estão se organizando por meio de eventos publicados no Facebook e já contam com a confirmação de quase 2 mil pessoas, que prometem sair às ruas de Caraguá, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.


Confira abaixo os links dos eventos criados no Facebook que estão organizando os protestos: 















Arquivado em:   , , , , , , , , , , , ,

Fox Brasil exibirá episódio final da 5ª temporada de The Walking Dead simultaneamente com os EUA



Atenção caraguenhos, 

Sei que tem muita gente no litoral que é fã de The Walking Dead, inclusive eu. Vamos comemorar porque a FOX Brasil revelou que exibirá o último episódio da quinta temporada de The Walking Dead simultaneamente com os Estados Unidos, no último domingo do mês, dia 29, ás 23h. Recentemente, a AMC divulgou que o episódio final da quinta temporada terá a duração de 65 minutos.

Na primeira exibição, que será simultânea com o EUA, o episódio estreará em inglês com legendas, mas o canal garantiu que reexibirá o episódio dublado no dia seguinte.


Vale lembrar que The Walking Dead já teve sua sexta temporada confirmada.

Arquivado em:   , , ,