04/12/15 - Caraguá Beach
.

Atleta de Caraguá se destaca na canoagem











Por Ingrid Adolfo 

Todo mundo enfrenta alguma dificuldade na vida. Mas, com João Pedro Schiavinato da Silva, a história foi diferente.

Nascido e criado em Caraguatatuba, o garoto de apenas 15 anos resolveu ir atrás do seu objetivo: se tornar um grande atleta da canoagem.

Filho de José Antônio da Silva (Toninho) e Grasiela Schiavinato da Silva, o esportista descobriu seu grande amor pelo esporte pelas mãos do pai.

"Tudo começou em 2006, quando eu estava andando com meu pai pela orla de Caraguá, e me deparei com uma escolinha de canoagem do Humberto Santana. Aquilo chamou muito a minha atenção, então decidi que queria começar a treinar ali", contou.

Seu pai, Toninho, também canoísta, já participava de provas oficiais de canoagem, e então, passou a treinar seu filho, ensinando técnicas de remadas e aproveitamento do mar.

Foi quando apareceu a primeira dificuldade. "Era difícil. Meu pai trabalhava e só conseguia me treinar a partir das 17h30, e nesse horário já estava escuro. Então, minha mãe, que é minha grande motivadora, colocava o meu caiaque na carrocinha todos os dias e andava comigo cerca de 3 km para que eu pudesse treinar".

 Por não ter idade compatível, Pedro só podia participar da modalidade estreante, já que somente aos 15 anos poderia se federar.

"Quando iniciei, aos nove anos, eu não tinha um caiaque competitivo e nem remo. Na verdade, não tinha qualquer estrutura para competir e nem treinar. Então, meu pai, com incentivo de seu amigo Antonio Cortez, fabricou o meu primeiro caiaque para competição naquela época".

Mas, quem acha que o canoísta desanimou por aí, está muito enganado.

Em sua primeira prova, João contou que não se importou com o porte dos adversários, e nem tampouco com a idade. Com apenas nove anos, o atleta sagrou-se campeão geral. "Foi uma sensação maravilhosa! Deixei todos competidores para trás. Ganhei todas as provas do ano", disse alegremente o garoto.


Logo em seu primeiro ano federado, em 2012, foi campeão paulista da modalidade Júnior da Classe Surfiski, e chegando ao final de sua preparação para o 1º Campeonato Brasileiro, veio então a segunda dificuldade. "Quebrei a mão no Karatê, ficando de fora do campeonato, isso me abalou muito, fiquei indeciso em qual esporte levar a sério, já que também sou lutador deste esporte", contou.

Em 2013, ele estava decidido: era realmente a canoagem que queria para sua vida.

Passou a levar os treinamentos ainda mais a sério e com grande incentivo de sua família e amigos, ganhou a tríplice coroa campeão Paulista, sagrou-se campeão da copa do Brasil e foi campeão Brasileiro na categoria Júnior da Classe Surfski, ficando em 9º lugar no top 10 Brasil, e através destas conquistas, adquiriu seu primeiro bolsa-atleta.

Pedro demonstra confiança ao dizer que seu maior sonho agora é tentar um título inédito para o Brasil no Sul-Americano e Mundial.

Para isso, ele diz que continua contando com a ajuda de meus apoiadores e família.

Conquistas

Neste ano de 2014, a maré parecia estar a favor de João. Em todos os campeonatos, o atleta foi vitorioso. Conseguiu apoiadores e patrocínios, foi tricampeão Paulista, bicampeão da Copa do Brasil, bicampeão Brasileiro na modalidade Surfski Jr, ficou em 4º lugar no top 10 do Brasil, e, foi o grande destaque do campeonato realizado em Vitória (ES), uma das provas mais difíceis de todos os tempos,segundo competidores.

"De 150 barcos que largaram somente cerca de 60 continuaram na competição, isso porque, ondas e ventos muito fortes fizeram com que os que não estavam preparados, abandonassem a prova. O ano de 2014, foi o meu ano", enfatizou o garoto.

Com a bolsa-atleta e apoiadores conseguiu comprar equipamentos profissionais, como remos importados, GPS para cálculo de treino e suplementos.

Com todos esses resultados positivos, o esportista se classificou para o Sul-Americano 2015, que ocorrerá no Peru, e também para o Mundial que será no Tahiti.

“Com um remo nas mãos e um caiaque preso aos pés pretendo ganhar o mundo”, conclui o atleta João Pedro.


Arquivado em:   , , , ,