05/11/14 - Caraguá Beach
.

Todo mundo precisa morar fora um dia



Tem gente que daria tudo pra se mudar, ir pra bem longe do barulho do mar. Principalmente os jovens que acham nosso litoral pacato e desanimado. Acho super válido a experiência de morar fora. Conhecer novas pessoas, lugares, praticar atividades diferentes e ficar “fora do ar” por um tempo é fundamental para nosso desenvolvimento como pessoa. Pra mim, a grande sacada quando vamos passar algum tempo, talvez anos, em outra cidade é dar o devido valor à nossa praia.

Lembro que quando fui morar na Europa, saí daqui às pressas, sem pensar e hesitar duas vezes!

Infelizmente, quando a gente passa muito tempo num mesmo local, começamos a reparar apenas nos defeitos, já não temos mais tanta admiração e tudo parece ser tão...igual.

Contudo, depois que eu fui morar fora, comecei a ver minha cidade com outros olhos e acreditem, Caraguá tá MUITO longe de ser uma das piores cidades pra se morar. Aqui eu vejo qualidade de vida muito melhor que São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, é claro que nossa Caraguá Beach ainda tem bastante coisa pra melhorar.

Quem pode confirmar isso é a estudante de jornalismo, Rebecca Lucena. A universitária foi morar em São Paulo para estudar e disse que “aqui as pessoas não estão preocupadas com a sua vida pessoal e isso é um grande diferencial. Aparentemente são ‘frias’, mas é o ritmo de vida que impõe certa distância, o que é totalmente diferente de Caraguá”, contou.

Durante o tempo que eu morei em outro país, fazia comparações constantes do local que eu estava com Caraguá, a gente passa tanto tempo na praia que quando estamos em um lugar diferente é a única coisa que conseguimos fazer. Rebecca também acha normal essas comparações. Faz dois anos que ela mora em São Paulo, e diz que já sofreu um pouco por conta disso. “As comparações são inevitáveis, mas eu parei de fazer isso. Hoje eu consigo aproveitar muito mais as viagens de visita para Caraguá, porque antes eu odiava descer. Hoje eu estou do outro lado, do turista que tira uma folga da própria vida”, acrescenta.

Assim como eu, há aqueles que vão pra bem longe. Onde além da arquitetura, a cultura também é bem diferente. Foi o que aconteceu com a moradora Vitória Licia de Oliveira, que foi morar em Marshalltown, nos Estados Unidos. Vitória diz que encontrou dificuldades com o idioma, com a comida típica local e com as diferenças climáticas.

A caraguenha que foi morar na terra do tio San, ficou por lá durante quase seis anos e conta que “as principais diferenças que senti eram relacionadas ao clima, comportamento da população e serviços públicos”.

Pois bem queridos leitores Caraguenhos,


O que vale são as experiências que nós temos, e continuo achando que todos devem ter essa fase de morar fora. Ajuda a gente a amadurecer e há quem diga até que “pra gente se encontrar, às vezes é preciso se perder”. Só espero que todos saibam muito bem para onde estão indo, e não se percam em lugar nehum, hahaha. Tenho certeza que no final, muitos virão correndo pro nosso cantinho, cheio de areia e mar! 

Rebecca Lucena se divertindo em uma de suas visitas à Caraguá

Vitória Licia. De Caraguá para os Estados Unidos




Arquivado em:   , ,