11/19/14 - Caraguá Beach
.

5 erros comuns que podem acabar com relacionamentos

Foto: Crislei Cristina Barbosa
Um relacionamento saudável é extremamente difícil nos dias de hoje, ainda mais se você mora em Caraguá. Por aqui, parece que a lei é “todo mundo pega todo mundo”, e não basta ter um namorado (a) porque isso não impede ninguém de trair. Há também um rodizio entre cidades. Ubatuba, São Sebastião, Caraguá e Ilhabela formam o litoral “da pegação”.

Entretanto, não desanimem meus caros amigos. Há sim os que conseguem manter uma relação duradoura e fiel sem dar “aquele perdido” na Nyx enquanto sua companheira (a) vai ao banheiro. Inclusive, é possível passar uma noite inteira no Posto BR sem pegar o whatsapp de ninguém na hora que seu namorado (a) foi buscar cerveja.

Difícil tentar entender isso, mas apareceu uma americana chamada Sheryl Paul, escritora especialista em relações, que listou os cinco erros mais comuns que ela ouviu de seus pacientes ao longo dos anos.

“É uma triste verdade que nossa cultura dá pouca instrução para ajudar as pessoas a navegar no difícil caminho das relações”, disse a escritora ao site “MindBodyGreen”.

A gente separou um TOP 5 pra ajudar você a pensar!

1. Acreditar que sua felicidade é responsabilidade de seu parceiro

A nossa cultura, na qual predomina a fantasia do amor romântico, prega que, uma vez que você encontra “a pessoa”, você dará adeus às frustrações e ao tédio e entrará num estado permanente de felicidade. Embora uma relação saudável de fato traga alegria, não é papel do seu parceiro acabar com todas as suas tristezas. É seu papel lidar com suas frustrações, dores, tédios, problemas que inevitavelmente irão aparecer durante o relacionamento.

2. Acreditar que a relação será fácil

Não há nada de fácil em estar numa relação íntima e duradoura. Algumas são mais fáceis que outras e certamente sempre haverá, em qualquer convívio, momentos em que vocês navegarão em águas tranquilas e inevitáveis novas tempestades. Consciente disso, você achará bem mais fácil aceitar estas mudanças. Resistir aos momentos difíceis e vê-los sempre como prova de que há algo “errado” ou de que você está com a pessoa “errada” só vai aumentar as dificuldades. Por outro lado, enxergar as dificuldades como uma oportunidade para aprender, lhe dará a energia necessária para ir adiante e amadurecer sua parceria.


3. Não entender que segredos são mentiras

Confiança é a essência de uma relação e, quando ela é quebrada, leva tempo e esforço de ambos para consertar o dano. Frequentemente, ouvimos alguém dizer: “Eu não contei a ele, mas eu também não menti”. Esta afirmação é uma contradição, já que omissões também são mentiras. Se você está escondendo seus atos de alguma maneira é apenas uma questão de tempo até que a verdade seja revelada e a confiança na relação, perdida.

4. Não entender que a confiança perdida pode ser recuperada

Quando a confiança é perdida, o que acontece em quase todas as relações duradouras em algum momento, é essencial entender que ela pode ser recuperada, desde que ambos estejam dispostos a fazer um difícil trabalho de auto-crescimento. De fato, é nestes momentos, quando se sente que algo de muito sólido na relação se rompeu, que é dada a oportunidade para mudar os padrões de comportamento um com o outro que não funcionaram até então. É uma tarefa dolorosa e a reação natural é desistir, especialmente se você não acredita que a confiança pode voltar a ser como o que era antes. Mas se você acredita que os níveis de confiabilidade podem aumentar e diminuir ao longo de um relacionamento, você achará a força necessária para superar essas fases.

5. Não encontrar tempo de qualidade para a relação


Relações requerem dedicação para darem certo. É fácil deixá-las em segundo plano, sobretudo quando se tem filhos pequenos para cuidar, trabalho e um corpo que precisa de cuidados e exercícios. Mas seu casamento é como um ser vivo, que se não for hidratado toda semana, começa a murchar. Tire um tempo toda semana para focar apenas no outro, e todo dia, nem que sejam alguns minutos, para interagir com o seu amor.



Arquivado em:   ,