03/18/14 - Caraguá Beach
.

Falha operacional causa manifestação de estudantes na balsa de Ilhabela



No último dia 24 de fevereiro, às 18h, um incidente ocasionado por falha operacional na balsa FB 30, de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, ocasionou um pequeno manifesto entre estudantes e passageiros da embarcação com os operários da balsa. Segundo os estudantes que estavam no local, funcionários do DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A) teriam cometido uma falha ao permitir que mais usuários da balsa entrassem no veículo, impedindo a saída no horário programado.A estudante Natalia Diniz disse que “aquele dia não tinha quase ninguém, têm dias que estão muito mais cheias”.

A manifestação inesperada durou aproximadamente 45 minutos. Nesse período outras duas embarcações foram atracadas. Muitas pessoas, entre estudantes, passageiros e moradores de Ilhabela aglomeram-se na saída da balsa FB 30, impedindo o embarque e desembarque de todos os usuários no local.Na ocasião, um veículo que saia da balsa FB 25, que também atracou durante o ocorrido, tentou perfurar a barreira de cones que os estudantes haviam colocado na rampa de acesso às balsas, e quase acertou uma jovem. Uma terceira balsa igualmente atracada no local, Valda II, não permitiu a saída de nenhum veículo.

A demanda de usuários na balsa durantes os horários em que os estudantes de Ilhabela atravessam para irem estudar em São Sebastião e Caraguatatuba é maior que os demais horários. De acordo com o coordenador do DERSA, em São Sebastião, Ibsen Trench, apenas três, de seis balsas estão operando. “Nós temos três embarcações reformando. Se os empresários responsáveis por essas reformas tivessem cumprindo com seus prazos essas balsas já estariam aqui”, destacou. Além da demanda de usuários, as balsas também operam com “viagens especiais” para carros fortes, carros de combustíveis, caminhões de lixos, que devem viajar sozinhos na balsa.

Ainda segundo o coordenador, houve uma reunião com os estudantes de Ilhabela um dia após o incidente. Trench disse que “nós vamos fazer o possível para aumentar a oferta de transporte”. Antes no horário de maior demanda havia uma balsa que saia ás 18h e outra as 18h10, após essa reunião Ibsen Trench contou que sairão duas balsas no horário das 18h para melhor atender os estudantes. O presidente da União Municipal dos Estudantes de Ilhabela (UMEI), Anisio Oliveira, diz que “depois da conversa com os diretores da DERSA não houve mais problemas, mas mesmo assim estamos de olho para não ocorrer mais falhas”.

As Capitanias dos Portos têm o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. O delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Marcelo de Oliveira Sá, salientou que durante ocorridos como o da balsa de Ilhabela, as pessoas “devem seguir e respeitar as orientações do comandante responsável por ter saído com excesso”.

Arquivado em:   ,