Houve um tempo em que estar nas redes sociais era uma questão de escolha para as estratégias de marketing das empresas, mas hoje isso é
algo quase que fundamental, principalmente em alguns segmentos do mercado.
Não há uma regra específica que defina o que é necessário
fazer para obter sucesso na internet, mas um passo essencial é definir muito
bem seu objetivo, seus recursos e a linha editorial que a marca utilizará para
se destacar nas redes sociais.
Sabendo disso, o empreendedor que decide introduzir sua
marca no mundo virtual deve entender que dentro dessa esfera cibernética,
existe um diálogo de assuntos populares que muitas vezes ocasionam na
repercussão de uma determinada notícia. Dentro desse nicho, os usuários são
fundamentais para a viralização da proposta, afinal, eles conversam entre si,
interagem e multiplicam o conteúdo.
Podemos perceber isso com o grande sucesso de redes sociais
como Facebook e Twitter, que nada seriam sem seus milhares de admiradores.
Seguindo
esse mesmo conceito de popularização, em 2010 surgiu uma nova proposta de rede
social, o aplicativo Instagram –
na época disponível apenas para usuários do Iphone.
A popularização do app aconteceu quando ele passou a
funcionar também na plataforma Android, conquistando assim milhares de adeptos
dos smartphones. No Instagram, o usuário pode retratar o seu dia-a-dia e
compartilhar imagens divertidas, utilizando filtros que tornam as fotos muito
mais charmosas!
Seguindo a tendência visual, as empresas que optarem por
inserir suas marcas no Instagram devem ter em mente de que esta rede social
merece tanta atenção e planejamento quanto as outras. Deste modo é necessário
conhecer seu público-alvo, traçar objetivos, projetar ações, gerar conteúdo e
interagir diariamente.
Como introduzir sua marca no Instagram?
Com 5 milhões de fotos publicadas por dia, o apelo visual do
aplicativo é voltado inteiramente para as imagens. O importante para uma
empresa é saber se sua marca permite que os usuários possam tirar fotografias
relacionadas com seus produtos e, a partir do uso da ferramenta “hashtag”,
conhecida pelo símbolo (#), fica muito mais fácil encontrar imagens da marca e
de seus consumidores dentro da plataforma.
Um exemplo de sucesso na rede social é o uso da “hashtag”
#Instafood. Marcas do varejo alimentício como Mc Donald’s e Starbucks, realizam
pesquisas dentro dessas marcações para encontrar usuários que postam fotos de
seus produtos. Eles puderam segmentar melhor as buscas com marcações de
hashtags que possuem o nome de suas próprias marcas: #McDonalds e #Starbucks.
Depois das “comidinhas”, um segmento que faz sucesso na rede
é o setor de Moda e Beleza. É possível utilizar esses mecanismos de buscas para
encontrar fotos publicadas por pessoas que estejam usando suas roupas ou
acessórios e fizeram a marcação com a hashtag de sua empresa. Muitas marcas
acabam republicando essas fotos em seu perfil, como forma de agradecer o
consumidor.
O sucesso aqui está na influência, afinal, as pessoas querem
mostrar para seus amigos o que estão consumindo, comprando, comendo, bebendo ou
vestindo.
Assim como o twitter, o Instagram é uma rede de para
“seguidores” e conquistar um número de pessoas relevante e de qualidade em seu
perfil é um trabalho árduo e cotidiano. É preciso estar presente, interagindo e
criando ações que promovam a divulgação e fidelização de sua marca de forma
eficiente e sólida.