A discussão entre a relação Porto de São Sebastião e Rodovia Nova Tamoios Contornos é bem estreita. Da mesma maneira que a ideia do projeto surgiu há muitas décadas atrás, o mesmo aconteceu com a Rodovia. Empresários e governo estudam as duas obras como alternativas para o desenvolvimento do Litoral Norte.
O vereador Reinaldinho justifica a ampliação
do Porto como “um dos principais motivos para a construção da Rodovia”. Segundo
ele, o Porto é a ampla porta de entrada e saída para as grandes empresas do
Vale do Paraíba e com o acesso fácil, essas companhias poderão exportar mais
produtos para o exterior. “Hoje, 36% dos caminhões que trafegam na SP - 055
estão relacionados direta ou indiretamente ao Porto, e não há como falar em
Porto, sem falar na Rodovia Nova Tamoios Contornos”, concluiu.
Para a arquiteta Mariane Bustamante, rodovia
dos Contornos vai além do favorecimento ao Porto. Ela prevê a instalação de
futuros comércios, como postos de gasolinas para atender à demanda de carros
que irão trafegar no local. “Eu acredito, no entanto, que o comércio de Caraguá
não será tão atingido, pois quem quiser comprar alguma coisa na Cidade irá usar
esses acessos para adentrar na região comercial. Além disso, toda a área da
Fazenda Serramar, por onde a rodovia irá passar, hoje, não está urbanizada, mas
é definida pelo Projeto Executivo de Caraguatatuba como uma área de expansão
urbana, e deverá ser usada para futuras implantações de comércio, mercado,
escolas, e até mesmo condomínios residenciais”, acrescentou.