Todo mundo tem a Valesca Pensadora que merece - Caraguá Beach
.

Todo mundo tem a Valesca Pensadora que merece

Após a polêmica envolvendo uma música da funkeira Valesca Popozuda, numa prova de filosofia, várias discussões ocorreram na internet. A grande maioria dos internautas disseram não se conformar com a classificação dada à cantora. Valesca foi citada como “grande pensadora contemporânea”, pelo professor de filosofia, Antonio Kubitschek, do Centro de Ensino Médio 3, de Taguatinga, Distrito Federal. No entanto, o objetivo do professor era chamar a atenção dos alunos para assuntos mais polêmicos e tudo não passou de uma brincadeira.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o professor disse que “essa polêmica apareceu por preconceito com a Valesca por ser mulher e ser funkeira. Colocaram ela como alguém que não pode pensar. Minha proposta era levantar uma polêmica. Se eu tivesse colocado alguém da MPB, não levantaria a questão. Se eu tivesse colocado o MC Catra, levantaria um pequeno debate. Mas a Valesca levantou uma polêmica até mais do que eu desejava”.

Jéssica Lima, 16 anos, aluna do 2º ano, defende o professor e acredita que a questão era mesmo uma brincadeira. Quando viu a pergunta na prova, ela diz que encarou com humor e deu risada, assim como o resto da turma. “Quem conhece o Kubitschek sabe que ele é um ótimo professor e quer apenas uma descontração, porque ele é muito ligado em atualidades”, relatou a estudante em entrevista ao Jornal Correiro Braziliense.

O filósofo Cristiano Duarte observou que, “só agora, depois dessa simples questão de prova, é que algumas pessoas começaram a “refletir” sobre isso. Antes, ninguém buscava qualquer sentido no que ela dizia. Parece que objetivo do professor foi muito bem alcançado”. O filósofo acredita que a questão a ser analisada é fazer com que os alunos reflitam sobre “quem” eles consideram como “grandes pensadores”. Duarte disse ainda que, “imagino ele com a prova na mão diante dos alunos… – Todos acertaram a questão da popozuda, mas quase ninguém a do Sócrates”.

Por mais que tudo não tenha passado de uma brincadeira para chamar a atenção, algumas pessoas ficaram realmente inconformadas com a classificação dada pelo professor à Valesca. O estudante do 11° período de filosofia, Diego Warmling, da Universidade Federal de Santa Catariana, diz que “ela pode ser pensadora, afinal todo mundo tem o direito de pensar e filosofar, mas como considera-la pensadora sem rigor algum”.

Valesca Popozuda também comentou o caso, em entrevista ao EGO. “Todos nós somos pensadores contemporâneos quando colocamos nossa opinião a frente de tudo e deixamos claro nossos pensamentos sem ter medo de nada”, disse.

A antropóloga Sati Ballabio, Universidade Estadual Paulista, argumenta que os critérios que estes alunos devem ter para fazer esse exame não justificam os fins. “Para saber a resposta dessa questão eu teria que assistir Faustão, por exemplo?”. Sati disse ainda que para ser considerado um pensador, a pessoa deve de alguma maneira influenciar uma sociedade, não apenas refletir o seu contexto social. “Neste caso, o jornalista também deve ser considerado pensador? Porque este profissional relata o que vive a sociedade, assim como a funkeira dentro do seu contexto”, concluiu.




Arquivado em:   ,

0 Caiçaras comentaram:

Postar um comentário