Lugares incríveis para fazer atividades físicas em Ilhabela - Caraguá Beach
.

Lugares incríveis para fazer atividades físicas em Ilhabela

Para quem não gosta de frequentar academia, uma boa opção são locais ao ar livre

Foto: Jorge Mesquita 


É comum que as pessoas procurem academias para realizarem atividades físicas e assim manterem o corpo e a saúde em boas condições. Entretanto, não é a única opção para quem quer chegar no tão sonhado “projeto verão”. O educador físico, Eduardo Morais, explica que as atividades realizadas na academia são, em sua maioria, anaeróbicas, que são atividades físicas que trabalham diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmadas.

Mas para os que procurem se exercitar longe das academias fechadas e cheia de gente, Morais dá algumas dicas de locais em Ilhabela para o exercício físico ao ar livre. O profissional conta que as atividades fora da academia podem ser, em sua maioria, aeróbicas, que forçam o uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos.

Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar e pedalar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos. Confira agora alguns locais ao ar livre que o educador físico Eduardo Morais aconselha para quem quer ganhar saúde sem gastar dinheiro.

Trilhas


A praia do Castelhanos, na região sul de Ilhabela é referencia em beleza e uma excelente opção para quem quer se aventurar pelas trilhas. O Parque Estadual têm diversas opções para os mais corajosos. São trilhas pela mata, cachoeiras, praia e estradas que chega à 18km. Vale muito a pena conhecer e se exercitar por lá. 

Foto: Jorge Mesquita

Foto: Jorge Mesquita

Outra opção de trilha é no Pico do Baepi. Durante o percurso que pode durar até 4h é possível se exercitar durante a subida. Vale lembrar que toda atividade física deve ser acompanhada de um profissional. Para este tipo de atividade leve muita água e frutas. 

  

Foto: Jorge Mesquita

Ciclismo


Ilhabela possui uma linda orla que pode inspirar corredores e ciclitas a praticarem suas atividades físicas bem pertinho do mar. A Prefeitura de Ilhabela investe desde 2009 na ampliação da malha de ciclovia da cidade. Em maio de 2010, a população recebeu um trecho de 1,5km – da rotatória da balsa ao Fórum – dentro da obra de reurbanização da Avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. Atualmente estão em andamento as obras de extensão de ciclovia e construção de passeio público nos seguintes trechos de orla: Perequê-Barra Velha (1,5km) e também entre os bairros do Itaquanduba e Engenho D’Água (830 metros). Nos trechos da avenida principal, a Prefeitura já concluiu mais de 4,6km de ciclovia. Com as obras, a Prefeitura pretende interligar todos os trechos de ciclovia, oferecendo uma malha contínua, sem interrupções, nos 7km entre a Barra Velha (balsa) à Vila (centro histórico).

Foto: Jorge Mesquita 

Foto: Jorge Mesquita 

Praias

As praias são verdadeiras academias. Ilhabela possui as mais belas praias do Brasil e não será difícil você se sentir motivado a praticar atividades físicas em uma delas. A natação é um excelente esporte para trabalhar a respiração e fortalecer os músculos do pulmão. É uma ótima atividade aeróbica. A praia do Perequê é uma excelente opção para quem quer nadar, mergulhar, correr e até praticar saltos em águas abertas. Lembre-se que a presença de um educador físico é importante para realizar atividades físicas. Isso evita acidentes e melhora o rendimento de sua atividade. 

Foto: Divulgação/Internet

































Foto: Divulgação/ Internet 


Arquivado em:   , ,

1 Caiçaras comentaram: